quarta-feira, 3 de março de 2010

O Símbolo do Biólogo

Em 1997, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) lançou um concurso para escolha do símbolo do biólogo, aberto à participação de qualquer profissional. A idéia do concurso era fazer uma associação direta e imediata com a profissão. Em 10 de outubro de 1998 foi divulgado o resultado. O trabalho vencedor foi aquele apresentado pela artista plástica pernambucana Célia Cristina Dencker (escultora em Recife-PE), denominado “Óvulo estilizado, sendo fecundado”.




Em 2008 este símbolo foi revitalizado.
O círculo foi mantido. Na simbologia das formas representa união e perfeição, aquilo que começa e acaba em si mesmo. Condizendo com a proposta do próprio Conselho: somar e interligar valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa movimento e atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.

O azul , profundo e calmo, representa a água e passa a idéia de maturidade. Azul é a cor da biologia.
A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que ao fecundar o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida – a essência da profissão do biólogo.
A natureza é a base do estudo dos biólogos. No símbolo é representada pelas folhas na base do círculo. Sua cor só poderia ser o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza. O verde passa a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
A espiral dentro de uma das folhas é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo deve sempre buscar novos estudos e pesquisar para atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis à sua profissão. Este elemento também poderia ser interpretado, de forma mais subjetiva, como um caracol ou a asa de uma borboleta, por exemplo. Afirmando a relação do profissional com a biodiversidade e o planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para estes profissionais. Ao agregar valores como união e evolução à marca do CFBio busca-se demonstrar a forma dinâmica e pró-ativa de relacionamento do Sistema CFBio/CRBios entre o biólogo e a sociedade.

Assim, o símbolo aprovado em 25 de outubro de 2008 foi registrado no INPI como marca única e exclusiva do Sistema CFBio/CRBios, sendo a marca oficial conforme a Resolução nº 187, de 27 de maio de 2009, publicada no DOU, seção 1, deste último dia citado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores