sábado, 20 de março de 2010

Projeto Amigos do Rio Bacacheri - AMIRIBA

Os rios que passam por cidades estão cada vez mais prejudicados pela crescente urbanização, tendo seus cursos alterados, comprometimento da qualidade de sua água pelo despejo inadequado de lixo e esgoto, compromentendo, desta forma toda a vida aquática e prejudicando os moradores que vivem ao seu redor. Em vista disso surgiu o Projeto AMIRIBA (Amigos do Rio Bacacheri) que foi concebido em parceria com a Associação de Moradores do Bacacheri (Assolar), P. M. Curitiba (Regional da Boa Vista), Unibrasil e Sanepar (Coordenação Regional de Meio Ambiente Norte e Leste) que tem como proposta de trabalho desenvolver atividades de educação socioambiental pela sensibilização e mobilização comunitárias para promover a revitalização do Rio Bacacheri e de seus afluentes por meio da ligação correta à Rede Coletora de Esgoto, separação de águas pluviais; replantio de Mata ciliar; uso racional da Água e destino adequado dos Resíduos Sólidos.

A Unibrasil (Curso de Ciências Biológicas) desde a criação do projeto vem desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto como:
- Levantamento da ictiofauna do Rio Bacacheri;









Espécies de Peixes coletados no Rio Bacacheri (1-Phalloceros harpagos macho, 2 - Phalloceros harpagos fêmea, 3 - Corydoras ehrhardti, 4 - Rhamdia quelen, 5 - Geophagus brasiliensis, 6 - Astyanax altiparanae )

- Análise da qualidade física, química e microbiológica da água do Rio Bacacheri;

- Levantamento das condições sanitárias em população residente próximas ao Rio Bacacheri;


- Atividades de educação ambiental com a escolas participantes (Escola Estadual Profa. Maria Balbina Costa Dias e Escola Municipal Enéas Marques dos Santos).










Essas ações iniciaram em 2008 e deste então todas as análises realizadas nas atividades acima demonstradas comprovam que o Rio Bacacheri ainda precisa de uma série de investimentos para voltar a ser o rio que um dia foi. As análises físico, químicas e microbiológicas demonstram que o rio recebe uma carga ainda grande de poluentes orgânicos, principalmente como resultado de despejo irregular de esgoto. Os peixes que ainda ainda existem no rio são encontrados em baixo número e são somente espécies que possuem uma alta resistência a essa carga poluidora. O levantamento sanitário comprova o despejo de esgoto e a falta de conscientização da população que ainda joga uma grande quantidade de lixo nas margens desse rio e a falta de mata ciliar faz com que tudo seja carregado para dentro deste. Então, cada vez mais medidas de conscientização são necessárias e por isso o trabalho com as crianças é tão importante.

Um comentário:

  1. Olá! Sou coordenadora de Estado da Ocean Conservancy. Estamos montando o projeto p o evento mundial de limpaze de rios e praias 2010 e gostaríamos de entrar em contato com vocês, quais os telefones ou e-mails? Att; Katia V. de Souza

    ResponderExcluir

Seguidores