domingo, 26 de setembro de 2010

Aula de Campo - Canyon Guartelá

Alunos do curso de Ciências Biológicas e Turismo estiveram no dia 11 de setembro de 2010 em visita técnica ao Canyon Guartelá e em duas cachoeiras (de propriedade particular) no município de Tibagi-PR sob a orientação da professora de geologia e paleontologia Renata Adriana Garbossa.

A visita é de extrema relevância uma vez que pode-se observar o primeiro planalto paranaense (seus aspectos: geológicos, geográficos e analisar como a paisagem se apresenta e depois comparar com o segundo planalto paranaense onde é visível as mudanças que a paisagem sofre, em todos os seus aspectos. Para os alunos é importante observar e verificar que o Parque Estadual do Guartelá ocorre em meio aos depósitos paleozóicos pertencentes à Bacia Sedimentar do Paraná. O material aflorante, pertence ao Grupo Paraná, sendo composto por sedimentos devonianos da Formação Furnas (Devoniano inferior). A região do canyon Guartelá está inserida totalmente no Segundo Planalto Paranaense, em zona de paisagem suavemente ondulada, constituída por sedimentos paleozóicos do período Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Posterior ao Canyon – fez-se a visita técnica em duas cachoeiras de propriedade particular: a cachoeira puxa nervos e a Santa Rosa.

Para os alunos do curso de turismo é importante, pois além de observar os aspectos descritos acima, também puderam observar os aspectos relacionados com o espaço turístico, infra-estrutura, a geoconservação e o geoturismo e demais aspectos que são imprescindíveis para o profissional de turismo.
Já para os alunos do curso de Ciências biológicas é fundamental, pois além dos aspectos trabalhados em sala puderam observar a fauna e a flora, relacionando com as demais disciplinas do curso e com os conteúdos trabalhados na teoria.
Para todos alunos o resultado foi bastante positivo por verificar in loco o que foi visto na teoria “assim fica bem mais fácil de entender o processo de formação, pois o tempo geológico é diferente” e ao mesmo tempo conviver com profissionais de outros cursos da Unibrasil. Outra visita já está sendo organizada: agora para Salto Morato – em Guaraqueçaba – no litoral paranaense.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores