sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mutirão de Limpeza Rio Bacacheri - 16/10/2010

Você sabe o que acontece com o lixo que é jogado nos nossos rios?
-

Venha ser um voluntário no Mutirão de Limpeza do Rio Bacacheri - 16 de outubro

O evento Mundial de Limpeza dos Rios e Praias International Coastal Cleanup (ICC) é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, realizado em mais de 100 países todos os anos. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais. O evento é realizado nos meses de setembro e outubro.

Esse ano o evento será realizado nas cidades de Bauru, Curitiba e Maringá. A limpeza terá início às 8h e término às 12h.

Em Curitiba o Rio escolhido para a realização da limpeza foi o Rio Bacacheri.

O rio Bacacheri tem sua nascente no bairro Cachoeira e integra a Bacia Atuba-Bacacheri. Sua bacia hidrográfica abrange 30 km2 de extensão, sendo margeado numa área intensamente urbanizada de 12 bairros da capital como Barreirinha, Santa Cândida, Bacacheri, Boa Vista, Cabral, Cristo Rei, Tingui, Bairro Alto, Tarumã, Jardim Social, Capão da Imbuia e Cajuru.

Um mutirão com voluntários irá atuar na limpeza de um trecho de 1,5 quilômetros do Rio Bacacheri em Curitiba no próximo dia 16 de outubro.

O trecho da operação se localiza no bairro Tarumã (entre as Ruas Paulo Turkiewicz e Napoleão Bonaparte), nas proximidades das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil).

A ação está sendo organizada pela ONG Ocean Conservancy com parceria do Projeto Amiriba (Amigos do Rio Bacacheri) (Curso de Ciências Biológicas da UniBrasil, Associação de Moradores do Bacacheri – Assolar; Sanepar, Prefeitura Municipal de Curitiba, Colégio Estadual Profa Maria Balbina Costa Dias) envolvendo cerca de 150 voluntários.

Os voluntários deverão ter idade acima de 18 anos, menores somente acompanhados com pais ou responsáveis.

O lixo coletado durante o evento será registrado em fichas oficiais, fotografado, pesado e enviado aos aterros sanitários. Os dados recolhidos e formatados pelos coordenadores locais serão enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística. Os resultados são enviados para ONU, que é responsável pela IOC (Comissão Intergovernamental Oceanográfica) para serem divulgados no site oficial.

São esses resultados mundiais que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do “MARPOL TREATY” - Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.

Através deste projeto buscamos conscientizar a população de que a água não é só um recurso vital e escasso. A água foi por muito tempo, vista como um bem inesgotável e quase gratuito, sendo praticamente recente a tomada de consciência de que ela é um recurso progressivamente escasso e de custo cada vez mais elevado, exigindo por isso mesmo planejamento e manejo adequados.

Interessados em participar devem se inscrever junto à Coordenação do curso de Ciências Biológicas da UniBrasil (Bloco 2).

PROGRAMAÇÃO:
- 7h30: Recepção dos voluntários, organização das atividades e equipes
(Local: Colégio Estadual Professora Maria Balbina Costa Dias - Rua Konrad Adenauer, 668).
- 8h: Início da Limpeza
- 12h: Finalização das atividades

Maiores informações podem ser obtidas pelo email: biologia@unibrasil.com.br















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores